Técnica Pomodoro
- Lorena Zara
- 24 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2021
Técnica para aprimorar o gerenciamento do tempo
Você acha que precisa de mais concentração no momento de estudo ou para se manter produtivo? A técnica Pomodoro é uma boa saída para isso. A sugestão é cronometrar o tempo até o momento de sua pausa, focando totalmente no que está fazendo nesse período. Logo, com o método, os períodos de estudo e de descanso ficam intercalados, de forma a aproveitar melhor ambos.
A Técnica Pomodoro foi criada pelo italiano Francesco Cirillo, por volta de 1980, tendo como objetivo maior concentração no momento de realizar tarefas, de forma a ser mais produtivo, deixando a procrastinação de lado. Para isso, o tempo de trabalho ou estudo é dividido em períodos de 25 minutos, os quais contam com breves intervalos entre eles. Assim, a sua gestão tempo se torna mais objetiva, perfeito para aqueles com uma maior dificuldade de concentração.
Para começar a aplicar a técnica, é necessário manter um papel para anotações e um despertador por perto. Por exemplo, se o objetivo é estudar, inicialmente, você irá começar estudando por 25 minutos. No final desse tempo, realize um descanso de cinco minutos (são recomentadas atividades que não prendam seu foco eu outra coisa, como beber água ou ir ao banheiro). Após o descanso, volte a atividade por mais 25 minutos, repetindo o processo sucessivamente. Após quatro ciclos de 25/5, o descanso passa para 30 minutos. Ao final do descanso, volte e realize o processo novamente. Ao final, devem-se completar duas horas desse procedimento.
Agora, se você tem problema em começar qualquer coisa (procrastinação intensa), uma dica rápida para quando você precisar fazer algo: no livro “o poder dos 5 segundos” de Mel Robbins, ela conta como venceu a procrastinação através de um método simples: conte de 5 até 1 e quando chegar no 1 você levanta e vai fazer a sua tarefa, assim não dá tempo de arrumar desculpas para não a realizar.
Muitas vezes pensamos em algo e, em alguns segundos, criamos inúmeras desculpas para deixar de lado, simplesmente por falta de vontade, ou seja, você se torna escravo de suas emoções, passando a agir somente quando tem vontade, de forma a não conseguir começar e, muito menos, concluir a maioria das tarefas que se propõe a fazer. No momento em que você conta 5... 4... 3... 2... 1 e age, você interrompe o turbilhão de pensamentos negativos, se desvinculando das suas emoções e facilitando a tomada de decisão.
Dessa forma, podemos concluir que a técnica Pomodoro, em conjunto com a técnica de desvinculação das suas ações com suas emoções, são a fórmula perfeita para o sucesso nos seu estudos, trabalho ou qualquer outra coisa que precise fazer. Com isso, um desafio: começar algo novo. Um instrumento, desenho, exercício, entre muitas outras opções. No entanto, é necessário comprometimento, de forma a se empenhar, criando uma rotina e se esforçando para melhorar a si mesmo. Isso tudo só depende de você e, agora mais do que nunca, você tem as cartas na mão. Qual sonho você sempre quis realizar?
Por: Lorena Zara, 2ºA Revisão: Maria Eduarda Milani, 3ºC Pauta: Giovanna Beatriz, 3ºC
Comments