top of page

Introdução ao Especial das Mulheres

  • Julia Vargas Fessel
  • 1 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2021

O Dia Internacional das Mulheres pode ter passado, mas realmente tem data para falar sobre a importante luta delas?

 

Resumidamente, o Dia Internacional das Mulheres foi marcado por diversos movimentos históricos que reivindicavam pelas melhores condições de vida e trabalho e pelo direito ao voto. Segundo a BBC, no Brasil, é comum relacionarmos a data com o incêndio de uma companhia em Nova York no dia 25 de março de 1911, onde 146 trabalhadores morreram - 125 mulheres e 21 homens -, expondo às péssimas condições de trabalho que as mulheres enfrentavam na Revolução Industrial. Todavia, o dia 8 de março só foi oficializado como o Dia Internacional das Mulheres em 1975, ano designado pela ONU como Ano Internacional da Mulher.

Consequentemente, é válido ressaltar que o Dia Internacional das Mulheres não é apenas uma data comemorativa e comercial. Ela possui todo um peso histórico e simbólico para as mulheres e que, infelizmente, acaba passando batida para milhares de pessoas durante os 364 dias do ano.

O mesmo acontece com outras datas e um exemplo disso é o Setembro Amarelo, onde todos passam não só uma semana, mas o mês inteiro falando sobre o suicídio e buscam ajudar de alguma forma as pessoas que necessitam. Entretanto, mesmo com todos os programas de conscientização, os números continuam aí. De acordo com a OMS, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e que a cada quarenta segundos, uma pessoa se mata no mundo, ou seja, cerca de 800 mil mortes por ano – dados referentes a um relatório de 2016. Logo, ainda que essas datas sejam fundamentais para que não passem despercebidas, uma maior preocupação durante os outros dias do ano ainda vê-se necessária em relação a temas com esse nível de importância.

Sendo assim, as matérias que iremos trazer irão abordar essencialmente a luta das mulheres e alguns dos diversos problemas que elas acabam tendo que enfrentar, tal como algumas de suas conquistas. Portanto, não deixem de conferir os próximos posts! Você também pode ver alguns posts no Instagram do @jornal_gremio que apresentam alguns livros e filmes/séries, indicados pela professora Tamara, que abordam esse tema.




Pautas: Alice (3ºA) e Sarah (2ºC)

Matéria: Julia Vargas Fessel

Correção: Vitória Ramos

Comments


bottom of page