top of page

Terceirão: Faculdade ou nada?

  • jornalgremioavante
  • 5 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de dez. de 2020

Para muitos, a maior incerteza é o que irá fazer depois que terminar o ensino médio. Você já se pegou pensando nisso? Calma! Eu não serei mais um que irei falar apenas de faculdade aqui, portanto peço para que leia até o final.

Em algum momento da sua vida escolar, um familiar, professor ou amigo já deve ter te perguntado no que irá seguir, e você, soube responder? A grande questão é que a todo momento dentro e fora da escola há uma certa expectativa que muitas vezes acaba se tornando uma pressão de que devemos escolher e seguir uma faculdade após o ensino médio, porém muitas vezes as pessoas acabam tomando uma escolha precoce com receio do que os outros irão achar e acabam se frustrando depois de por esta escolha em prática.

Há uma solução para que isto não aconteça? Depende. Há algumas medidas extremamente simples que podem ser tomadas e talvez te ajude a tomar uma decisão ou ter um norte do que irá fazer como:

• Fazer um teste vocacional online ou em um consultório especializado;

• Pesquisar cursos superiores que te agradam, posteriormente verificando a grade curricular que há dentro do mesmo;

• Marcar uma visita ou mandar uma mensagem a um profissional da área que você almeja, visando extrair informações pertinentes como campo de trabalho, renda mensal ou anual e formas e estratégias para a graduação etc.

E aí, depois de tudo isso, você ainda não se vê com preparo psicológico, vê a crise mundial e fica com receio de ficar desempregado após o término da graduação ou simplesmente não compactua com o pensamento de fazer um vestibular para ingressar em uma faculdade, o que fazer?

É simples, pense fora da caixinha e empreenda! Mas como?

Não há uma maneira certa de empreender, apenas caminhos que se consolidam ao longo do tempo, parece tão difícil e distante para nós em meio a tantas pessoas geniais ter alguma ideia que possa ser revolucionária não é? Porém, este conceito deve ser quebrado, pois para empreender não existe idade, formação e boa condição financeira. Tudo o que você precisa ter é força de vontade e muita persistência.

Para não prolongar muito esta matéria, convido você, leitor, a pesquisar algumas histórias de superação de pessoas que começaram de baixo e se tornaram proprietários de grandes empresas:

- Coronel Harland Sanders (Falecido dono da rede de fast food KFC)

- Alexandre Costa (Dono da marca Cacau Show)

Aflore seus sentidos, pois todos nós somos empreendedores! Desde quando vendemos uma simples rifa, até o momento que virarmos donos de uma grande empresa. O "não" você já tem para tudo que for fazer, não se contente em receber um, dois, três, ou dez, persista e corra atrás de seus sonhos. Mas lembre-se de que estar sempre estudando significa dar ainda mais futuro para o seu negócio, portanto acrescente cursos técnicos ou superiores à sua formação constantemente e desta forma, terá um caminho recheado de sucessos.


Por: Ian Damião Jakubik

Comments


bottom of page